8 de outubro de 2024

Ibovespa sobe com investidores de olho em estímulos econômicos da China

 Ibovespa sobe com investidores de olho em estímulos econômicos da China

Ibovespa sobe com investidores de olho em estímulos econômicos da China

O Ibovespa (IBOV) operava em alta na manhã desta segunda-feira (30), em linha com os ganhos de mercados globais ainda na esteira de estímulos econômicos na China.

Às 10h17, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros subia 0,24%, aos 133.046 pontos. O dólar, por sua vez, avançava 0,22%, a R$ 5,44.

No mesmo horário, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) também se valorizavam, com alta de 0,39%.

A China deu um impulso à sua economia com uma série de medidas de estímulo na última semana. As ações vão desde a flexibilização monetária até o suporte para o setor imobiliário em dificuldades.

Leia mais: China reduz juros do financiamento imobiliário em nova medida de apoio ao setor

Embora alguns detalhes ainda estejam em falta nas medidas divulgadas, o ritmo e a intensidade incomuns dos anúncios sinalizaram um senso de urgência em Pequim para colocar o crescimento de volta nos trilhos, visando a meta de cerca de 5%. E isso elevou o sentimento de apetite a risco no mercado.

Cenário externoAs ações dos EUA começaram a semana em direções mistas após as máximas recordes dos últimos dias, com os investidores à espera dos dados importantes sobre o mercado de trabalho americano em setembro – o payroll -, que serão divulgados na sexta-feira.

O Dow Jones e o S&P 500 recuavam na abertura, enquanto o Nasdaq Composite avançava. Os rendimentos dos títulos do Tesouro subiram mais cedo, liderados pelo título de dois anos, mais sensível à política monetária. O dólar permaneceu praticamente inalterado.

Enquanto isso, o índice Stoxx 600 da Europa caiu perto de 1%, puxado pelo declínio das ações de montadoras, já que a Stellantis reduziu sua previsão de margem de lucro. A Volkswagen, na sexta-feira (27), emitiu seu segundo aviso sobre projeções mais baixas de resultados em três meses.

Esse cenário contrasta com o clima na China, onde o índice CSI 300 saltou até 9,1%, o maior aumento desde 2008, impulsionado pelo pacote de estímulos.

— Com informações de Bloomberg News.

Anúncio Digiqole

Deixe o Seu Comentário

Redação

Olá me chamo Network F5

Leia Também