‘A gente só aprende quando erra’, diz CEO do McDonald’s Brasil; veja 3 dicas do executivo para aplicar no seu negócio
Rogério Barreira entrou no negócio como atendente e hoje comanda a marca de fast food mais consumida fora de casa no Brasil Foco no cliente, inovação e humildade. Esse é o pilar de sustentação de um negócio, segundo Rogério Barreira CEO do McDonald’s no Brasil. O executivo iniciou sua trajetória na rede como atendente, em 1984, em uma unidade da lanchonete no Shopping Morumbi. Exatos 40 anos depois, o atendente se tornou presidente e no caminho aprendeu muitas lições que o guiam até hoje.
“Nesses 40 anos de carreira sempre me senti desafiado, independentemente da função em que eu estava. Sempre enxerguei oportunidades para seguir evoluindo e acreditei que o futuro me traria grandes desafios, acompanhados de grandes realizações”, destacou o empresário, em entrevista a PEGN.
O CEO também compartilhou três dicas que ele considera essenciais para todos os empreendedores. São elas:
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1. Foco no cliente
Para Barreira, o mercado desafia os negócios a continuarem crescendo ao mesmo tempo em que devem buscar manter uma conexão profunda com os seus clientes. “E essa é uma equação complexa que é resolvida aliando uma equipe engajada, eficiência operacional e o cliente no centro da estratégia.
Hoje é possível encontrar um McDonald’s em praticamente todo lugar. Pelo mundo, em todas as filiais, você pode provar um Big Mac e, segundo Barreira, o gosto será o mesmo, independente do país. Porém, o executivo afirma que conhecer o cliente é essencial e essa é uma das principais estratégias da marca que traz a cultura do país para seu cardápio. Ou seja, é importante sempre “escutar o cliente e saber o que querem”.
“Você acha um Big Mac em qualquer lugar do mundo, mas existem regiões em que adaptamos o menu para aquele lugar. Na Costa Rica, é normal as pessoas comerem arroz e feijão no café da manhã, então inserimos isso nas lanchonetes de lá”, destaca Barreira.
O prato é denominado McPinto e é servido com ovos, banana, feijão e arroz.
Cardápio – McDonald’s costa Rica
No Canadá, por exemplo, a marca já lançou um sanduíche com lagosta, na Austrália um sorvete de Coca-Cola e no Brasil tem uma unidade chamada “Méqui 1000”, onde uniram a forma que muitos brasileiros chamam a marca com a celebração da milésima unidade brasileira. Além disso, no Brasil, a rede é a marca de fast food mais consumida fora de casa.
2. Inovação
Assim como conhecer o cliente, a inovação precisa sempre estar no radar de todo empreendedor, segundo o executivo. Mas, para isso é importante revisar processos, testar e entender onde pode melhorar, desde estrutura, atendimento e até o cardápio.
“A gente só aprende quando erra. O empreendedor tem que testar novas coisas no menu, mesmo que tenha que errar e tirar depois. Já aconteceu isso com a gente. Mas, a marca McDonald’s sempre vai ousar, somos líderes, é o que as pessoas esperam da gente”, diz o executivo.
Para o CEO, é essencial que toda empresa entenda quais ferramentas e informações podem ser suas aliadas para alavancar os negócios.
“Isso ultrapassa a operação financeira e deve ser analisado em cada detalhe — desde a composição da sua equipe, a seleção de fornecedores e parceiros, até a forma que o pedido é feito até chegar nas mãos do cliente”, acrescenta Barreira.
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3. Humildade
Por fim, mais não menos importante, Barreira relembra a importância da humildade. Para o CEO, é imprescindível que um empreendedor saiba ouvir seus funcionários, pois “eles sabem de tudo, eles vivem a rotina do negócio”.
“Tenha humildade como pessoa e negócio. Não deixe de escutar o cliente, ele determina os caminhos, mas escute os funcionários também, eles sabem tudo. Eu sempre vou nas lanchonetes conversar com os funcionários e as pessoas só têm coragem de falar quando você é humilde”, comenta.
Além de ouvir, Barreira também afirma que é importante investir no treinamento dos colaboradores, adaptando as exigências do mercado, mas nunca perdendo a essência da marca.
O CEO do McDonald’s Brasil compartilhou as dicas durante o painel “Consistência e excelência operacional: os segredos de uma das marcas mais queria do mundo”, do iFood Move, evento realizado na última quinta-feira (26/9), em São Paulo.
Logo após o painel, Barreira conversou com PEGN e disse que “a evolução vem da escuta ativa e do aprendizado constante”. “Estar disposto a se conectar e aprender com pessoas de origens e vivências diferentes é essencial e faz diferença na vida de todo profissional, principalmente para aqueles que almejam se tornar líderes”.
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